Pesquise neste Blog

domingo, 6 de dezembro de 2009

Música: História de Freddie Mercury



Nascido em Zanzibar, uma ilha próxima à costa leste da África no dia 05 de setembro de 1946 sendo batizado como Farokh Bulsara, filho de Jer e Bomi Bulsara. Aos oito anos foi mandado para a St. Peter Boarding School, uma escola inglesa perto de Bombaim na Índia, onde deu seus primeiros passos no âmbito da canção com aulas de piano, anos depois formou sua primeira banda: The Hectics e passou a ser chamado de Freddie.

Devido a questões de origem política Freddie e sua família foram forçados a deixar a ilha de Zanzibar, mudando-se para Feltham em Londres, quando surgiu a Freddie (então com 17 anos) a oportunidade de ingressar na Ealing College of Art, onde diplomou-se em design gráfico e artístico. Lá ele tornou-se amigo de Tim Staffel vocalista e baixista da banda Smile que tinha Brian May como guitarrista e Roger Taylor como baterista.
Freddie passou a participar dos ensaios, até que em Abril de 1970, Tim deixa a banda e Freddie assume o lugar do amigo mudando o nome para Queen e antes de lançarem juntos o 1° disco Farokh Bulsara passa a se chamar Freddie Mercury.

Ainda em 1970 conhece Mary Austin com quem viveria por 5 anos e foi com ela que ele assumiu ser bissexual, Freddie e Mary mantiveram uma forte amizade até o fim de sua vida: Foi inspirado nela que compôs um de seus maiores sucessos a música "Love of My Life" de acordo com uma declaração do próprio cantor, acima de tudo, era Mary o seu verdadeiro amor.

Em pouco tempo o Queen reuniu uma legião de fãs em todo o mundo com sucessos que estouraram nas décadas de 70 e 80 como "Bohemian Rhapsody", "Somebody to Love", We Are the Champions, Show Must Go On, Want to Break Free. Sua voz estonteante, completo domínio de palco e performances que faziam as enormes platéias e estágios lotados delirarem tornaram Mercury um cantor respeitado e querido por todo mundo.

Embora boa parte de sua carreira se confunda com a do Queen, Freddie lançou também alguns trabalhos solo como Mr. Bad Guy (1985) e com a cantora lírica Montserrat Caballé, Barcelona (1988) que mais tarde em 1192 se tornou tema oficial dos jogos olímpicos em Barcelona, aclamados pela critica e pelo público, participou do musical Time, de David Clark.
(LEGENDADO EM PORTUGUÊS)


Fascinado e envolto a arte Freddie tinham uma outra paixão além da música, o balé clássico, que praticou durante bom tempo de sua vida e chegou até participar de uma apresentação beneficente dançando Bohemian Rhapsody com o Royal Ballet de Londres, em 1979. Juntamente com o balé a opera foi outro elemento vital na formação artística e carreira de Mercury.

Em 1991 devido a suas últimas aparições mostrando-se visivelmente mais magro e reservado, para os fãs não haviam mais dúvidas que a saúde de Mercury estava abalada, surgiam então rumores de que o vocalista do Queen estava com AIDS, após tantas especulações por parte da imprensa no dia 23 de novembro deste mesmo ano Freddie confirmou a suspeita "Bem, resolvi confirmar ao público as suspeitas que a imprensa vem levantando há algumas semanas: Tenho SIDA e venho lutando contra essa doença há alguns anos. Espero que daqui para a frente todos se conscientizem e se unam para enfrentar esse terrível mal".

Na mesma entrevista pediu que fosse editado um single com os temas "Those are the Days of our Lives" e "Bohemian Rhapsody" cujos lucros das vendas deveriam reverter para instituições empenhadas na luta contra a SIDA. Na noite de 24 de novembro menos de 24 horas após ter se declarado oficialmente soropositivo Freddie Mercury (45 anos) veio a falecer em sua casa em Londres em decorrência de problemas pulmonares resultantes das complicações da AIDS.


O corpo de Mercury foi cremado e sua fortuna divida entre instituições de apoio a portadores de HIV,amigos,seus pais, para sua grande amiga Mary e também para seu último namorado Jim Hutton que o acompanhou em seus últimos anos de vida. Freddie passou boa parte de seus últimos meses na cidade Montreaux, na Suíça, fragilizado foi lá onde ele conseguiu um espaço discreto e reservado para evitar que a imprensa explorasse sua doença, Montreaux foi escolhida para guardar uma estátua do cantor situada nas margens do lago Geneva.

Os membros do Queen fundaram uma associação de caridade que leva seu nome a  The Mercury Phoenix Trust, em Abril de 92 vários artistas e grupos juntaram-se em um conserto para interpretar temas dos Queen em um show beneficente.


Em 2005 seu último companheiro, Jim Hutton lançou o livroMercury and Me (à venda na Amazon.com), que relata a vida de Mercury desde o final de 1983 até 24 de novembro de 1991 periodo que passaram juntos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário