Pesquise neste Blog

sábado, 12 de dezembro de 2009

Artes Plásticas: O Símbolo Mundial da Luta contra a Aids

Transformar o 1º de dezembro em Dia Mundial de Luta Contra a Aids foi uma decisão da Assembléia Mundial de Saúde, em outubro de 1987, com apoio da Organização das Nações Unidas - ONU. A data serve para reforçar a solidariedade, a tolerância, a compaixão e a compreensão com as pessoas infectadas pelo HIV/aids. A escolha dessa data seguiu critérios próprios das Nações Unidas. No Brasil, a data passou a ser adotada, a partir de 1988, por uma portaria assinada pelo Ministro da Saúde. 




Algumas manifestações realizadas durante o 1º de Dezembro são verdadeiras obras de arte, como fez esta freira chinesa ao unir milhares de pequenos laços para formar um único e grande laço.




Alguns demostram como o tamanho reduzido na recriação deste símbolo pode ser tão singelo quanto tocante em sua originalidade.






Ou esbanjam um grande senso de humor fazendo criativa alusão ao termo "vestir a camisa" quando se trata de entrar na luta contra o preconceito através da solidariedade, como o fez de maneira genial o cartunista Miguel Paiva na ilustração deste cartaz.




Este ano ,em Jacarta na Indonésia, o símbolo da luta contra a aids é formado por milhares de velas numa belíssima imagem simbolizando uma bela vitória da vida contra as trevas. Em outra lindíssima imagem, uma mostra da habilidade com que o símbolo foi esculpido na areia à beira mar na praia de Puri na Índia pelas mãos do artista Sudarshan Pattnaik. Ambas são uma prova de que a luta mundial contra a Aids se fortalece de muitos meios, alguns deles, são admiravelmente ricos em beleza e criatividade artística.

Nenhum comentário:

Postar um comentário